segunda-feira, 31 de maio de 2010

Guias de Turismo exemplo para outros estados.



Turismo deve ajudar a preservar a Amazônia
26 de maio de 2010 0h 00

- O Estado de S.Paulo
O turismo tem de ser visto como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A questão foi tema de um encontro promovido ontem pela Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia), na Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo.
Para Aristides Cury, coordenador da Adetur Amazônia, a população que vive na floresta pode ser aliada da conservação se o turismo se tornar algo rentável para os habitantes. Foi o que ocorreu em Bonito (MS), onde os guias de turismo adotam o papel de fiscais - denunciam e impedem a pesca em lugares proibidos, por exemplo.
O maior problema para alavancar o turismo na região amazônica é a falta de estrutura. Em muitas cidades faltam hotéis e voos. E os preços ainda são considerados muito altos. "A Região Norte recebeu em 2007 somente 2% do turismo nacional", diz Cury.
Empresários e governos estão esperançosos de que a situação melhore pelo fato de a Amazônia estar entre as 28 finalistas do concurso "Sete Novas Maravilhas da Natureza", criado pela Fundação New Seven Wonders.


Tópicos: , Vida, Versão impressa
Cícero Tomaz de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário